quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Wipeout HD


Wipeout HD

Wipeout, um dos jogos que ajudaram a definir a marca PlayStation, chegou finalmente à PS3. Se ainda não o viram nas lojas, a razão é simples: o Wipeout HD só está disponível na PlayStation Network. Liguem a PS3 à internet e arranjem um cartão de crédito, os tempos estão a mudar.
Wipeout, como nunca o viram!
Wipeout HD é jogabilidade pura. Não há nada de novo para contar a quem já tenha jogado qualquer Wipeout anterior. Apenas mais corridas de naves “anti-gravidade” em pistas alucinantes, desta vez em alta definição. O jogo resume-se a acelerar com um botão, disparar com o outro (quando temos armas) e travar com os gatilhos. A única manobra mais complexa consiste em fazer a nave rodar com uma sequência de movimentos, esquerda-direita-esquerda, ou o inverso.
No parágrafo anterior expliquei tudo o que é necessário para controlar as naves, no entanto para dominar estas corridas é preciso muito treino. Os iniciados podem começar com um assistente que impede a nave de chocar contra as margens da pista. Qualquer gamer que se preze vai querer desligar esta ajuda rapidamente, mas não é fácil dar o salto. Vão sentir-se como no primeiro dia em que tiraram as rodinhas da bicicleta.
Como se não fosse suficientemente complicado manobrar estas naves a altas velocidades sem sair da trajectória, ainda temos que nos preocupar com minas, mísseis, bombas e outros objectos perigosos. As armas estão espalhadas pela pista, e muitas vezes temos que optar entre apanhar a arma ou passar por cima de um boost que nos projecta mais para a frente. Para aumentar a emoção, nunca sabemos que arma nos vai sair na rifa.
A história singleplayer consiste em ultrapassar várias séries de provas, que vão ficando cada vez mais complicadas. As primeiras corridas são acessíveis, e basta coleccionar medalhas de bronze para desbloquear as seguintes. A partir de certo ponto a velocidade aumenta, assim como a inteligência e agressividade dos adversários, ao mesmo tempo que só a prata e o outro nos interessam para seguir em frente.
Há sempre alguém de armas apontadas à nossa nave.
Se os eventos contra a PlayStation se tornarem demasiado difíceis (ou fáceis), podemos sempre desafiar um amigo para uma corrida em splitscreen. Este modo de jogo funciona muito bem e proporciona momentos de grande diversão. Por último, podemos juntar-nos a corridas online com 8 jogadores e aumentar ainda mais os níveis de adrenalina. Em multiplayer, a vontade de apanhar armas e destruir os adversários aumenta exponencialmente.
Em primeiro lugar este jogo serve como demonstração das capacidades técnicas da PlayStation 3. Ao correr em Full HD, a 60 frames por segundo, com uma velocidade impressionante, pistas detalhadas e várias naves no ecrã, sem nunca soluçar, Wipeout HD dá o exemplo que todos os jogos deviam seguir. Também gostaria de ver noutros jogos a função de screenshot, que permite gravar no disco uma imagem em qualquer instante do jogo, além de lhe podermos aplicar uma série de efeitos. Os resultados são verdadeiras obras de arte digital!
Os gráficos de luxo podem ser a bandeira de Wipeout HD, mas a banda sonora não fica muito atrás. A música leva o ambiente das corridas ao rubro e dá-nos aquela motivação extra para continuar a acelerar e quebrar todos os limites. E o som do motor quando lhe damos gás é delicioso!
Manobrar a altas velocidades é mais difícil do que parece.
Quem jogou as versões portáteis de Wipeout na PSP poderá ficar um pouco desiludido com Wipeout HD. A razão é simples - as pistas deste jogo foram importadas de Wipeout Pure e Wipeout Pulse. Se por um lado sabe bem já conhecer todas as curvas e vê-las reproduzidas em HD, por outro lado fica a sensação que estamos a pagar duas vezes pelo mesmo conteúdo.
Wipeout HD podia ser posto numa caixa e vendido nas lojas ao preço normal de um jogo para PS3. Em vez disso, custa um terço do habitual e compra-se por download. É uma verdadeira pechincha, e para quem gosta deste tipo de jogos, uma compra obrigatória.

Nenhum comentário: