segunda-feira, 20 de outubro de 2008

SIREN:Blood Curse Review


Só para quem tem coragem!


O que você espera de um game de horror? Grandes sustos, inimigos bizarros e complicados ou momentos de tensão? Experientes jogadores de Playstation 2 já devem ter ouvido falar e até mesmo já devem ter jogado o primeiro game da série SIREN. A franquia é conhecida por ser recheada de momentos de pura tensão, sendo que isso não é diferente em SIREN: Blood Curse para Playstation 3. Esse inovador jogo colocará você em momentos da mais sombria tensão, fazendo o mais valente dos jogadores ranger seus dentes!

O jogo inicia esse interessante e empolgante processo de inovação pela forma com que ele é distribuído. SIREN: Blood Curse custa U$40 para ser adquirido via download na Playstation Store e é distribuído como uma série de TV, através de 12 episódios! Você também pode adquirir os pacotes de 4 episódios por U$15. Essa interessante sacada de jogo com formato de episódios faz com que SIREN: Blood Curse aparente ser um novo game a cada novo episódio jogável e assim como numa série de TV, cada vez que você acaba um episódio cenas do próximo capítulo são mostradas fazendo com que sua ansiedade aumente a cada estágio terminado! E com novos capítulos vêem novos personagens jogáveis, que por sua vez mudam completamente a dinâmica do jogo! Em alguns episódios você pode ser um grande personagem, capaz de lutar com diversas armas, enquanto no próximo você será uma indefesa criança de 10 anos de idade, cujo objetivo é evitar ser pega pelos inimigos espalhados pela fase! O jogo sempre trará uma nova abordagem para cada novo personagem que você controlar. O único problema com essa mecânica é que, às vezes, você acabará passando pelo mesmo local várias vezes, podendo tornar um cenário chato ou enfadonho.

SIREN: Blood Curse traz a série de volta para a amaldiçoada vila de Hanuda, mesmo local do jogo original para Playstation 2. Dessa vez tudo se passa em agosto de 2007 e inicia com a chegada de uma equipe de televisão a Hanuda, onde eles acabam se esbarrando com um cenário de sacrifício humano! Desse ponto em diante as coisas só pioram! Rapidamente você perceberá que praticamente todos os habitantes locais são “shibito”, um tipo de morto-vivo. O problema é que esses shibito são muito mais do que simples corpos vagantes, no melhor estilo de um zumbi. Em SIREN eles mantêm muito de seus estados humanos, onde fazendeiros shibito continuam cuidando de suas terras, policiais shibito permanecem patrulhando as ruas ou onde uma garotinha shibito permanece fazendo seus desenhos em seu quarto (mesmo que esses desenhos não passem de incompreensíveis rabiscos). A história é repleta de reviravoltas, que farão com que alguns jogadores se apaixonem por elas, visando desvendar o mistério que envolve os episódios. Você estará na pele de 7 diferentes personagens no desenrolar da trama e será interessante ver o que os conecta!









SIREN: Blood Curse também conta com uma interessante habilidade que torna a jogabilidade mais interessante e o jogo mais tenso! Você poderá utilizar o “Sight Jack” (algo como, “Visão do João”), uma habilidade lhe permitirá procurar inimigos próximos para que você possa ver através dos olhos deles! Esse efeito é meio familiar para os jogadores que conhecem o primeiro game da série, porém dessa vez com uma execução mais dinâmica! O poder funciona da seguinte forma: Você poderá procurar inimigos nas proximidades, seja com o analógico direito ou com uma busca mais rápida e aleatória através dos botões L1 e R1. Daí, ao escolher seu alvo, será possível ter uma pequena parte da sua tela dividida, onde a nova parte que surge mostrará a visão do shibito escolhido! Esse poder facilitará sua vida, permitindo uma maior chance de sobrevivência e até mesmo a possibilidade de que você passe despercebido pelos adversários.

Combinando isso à interessante mecânica de episódios, você deixa de ficar preso a um único enredo, passando a um universo dividido em diversas missões mais curtas, nunca muito complicadas de resolver e normalmente bem detalhadas em seu mapa, mostrando a localização exata que deverá ser alcançada. Com isso, sua verdadeira preocupação será utilizar bem os “Sight Jacks” para descobrir como você chegará até os locais indicados com vida! Acredite, essa parte nem sempre será muito fácil, já que seus adversários não pensam em perdão ao ter ver! São zumbis inteligentes, mas ainda zumbis, ou seja, o que eles querem mesmo é sangue!

Pena que os gráficos do jogo não sejam tão impressionantes assim, principalmente se comparados aos de outros games dessa atual geração de games. Você rapidamente perceberá que os controles dos personagens são meio que rígidos, fazendo com que certos momentos do combate sejam lentos e complicados de responder. Outra questão que pode não agradar a todos os jogadores é a mecânica de balanço do controle, onde cada vez que você for derrubado por um adversário, você terá que balançar rapidamente seu controle para conseguir escapar com vida, o que aparenta ser interessante no início, mas que pode acabar se tornando cansativo. Agora, tirando esse único detalhe, o restante da jogabilidade é muito boa!






Diferente dos gráficos, o som é simplesmente incrível! Os atores responsáveis pela dublagem a deixaram o clima perfeito, fazendo com que tudo fique ainda mais assustador e repleto de suspense! Quando um inimigo se aproxima, o som de batidas de coração surge, acompanhado de pequenas vibrações em seu DualShock 3, aumentando o nível de medo ao jogar! A música então, simplesmente arrepiante! E se você já achou tudo isso interessante, tenha certeza que o frio na espinha vem com as sinistras vozes dos shibito. Tem que ter coragem!

Cada um dos 12 episódios dura em torno de 30 a 45 minutos, fazendo com que o jogo não seja tão grande assim (até o tempo tem um esquema que lembra seriados de TV). Porém, aqueles jogadores que gostam de ir a fundo num jogo, poderão jogar o mesmo por mais tempo, para que seja possível encontrar os 50 itens de arquivo, cada um com informações extras sobre os personagens, vila ou eventos do game. A verdadeira dor talvez seja ter que fazer o download de todos os episódios (por isso que seria interessante que fosse lançado um Blu-Ray para venda com todos eles, como já aconteceu em alguns países do oriente), mas ainda sim SIREN: Blood Curse é perfeito para os fãs de games de horror. Só espero que você seja realmente corajoso para jogar esse título, senão nem chegue perto! Esse consegue assustar muito bem!





Plataforma: Playstation 3
Data de lançamento: 24/07/2008
Distribuído por: Sony Computer Entretaiment America
Desenvolvido por: Sony Computer Entretaiment
Gênero: Horror
ESRB Rating (censura): Mature (adultos)
Nota: 8,1/10,0

Nenhum comentário: