terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dark Sector Review


Glaive Neles!


Quem iria imaginar que jogar um bumerangue poderia ser tão divertido como atirar com uma arma? Na pele de Hayden Tenno, um agente do governo enviado para um pequeno País na URRS, você terá que pegar o responsável por uma tragédia. Mezner (o cientista que você tem que pegar) é responsável por um terrível vírus, que criou uma cidade morta! Isso é dito já que os habitantes foram transformados monstros como zumbis ou em bizarras criaturas metálicas e a mesma cidade ainda conta com outras aberrações tais como estranhos cães que ficam invisíveis! Com isso, só um agente como Hayden poderia encarar uma situação dessas, uma vez que ele é conhecido por ser uma pessoa brutal (e que não sente nenhum tipo de remorso por isso!), o tipo de pessoa de quem a agência prefere não falar.

Já na cidade. Hayden é atacado e cai desacordado. Ao acordar ele percebe que está com um braço metálico, que é capaz de gerar uma “Glaive” (do inglês livre lança), porém a arma de Hayden mais lembra e age como um bumerangue (já que ela pode ferir ou coletar algo tanto na ida como na volta) circular de três pontas. A arma pode ser gerada quando você quiser e é esse detalhe que diferencia Dark Sector dos games shooters em geral. No início a arma aparenta ser uma arma como outra qualquer já vista em outros games, mas com o tempo você poderá fazer um upgrade na arma! Assim a Glave receberá outras habilidades como diminuir o tempo, como uma câmera lenta, para que você possa jogá-la no local correto fazendo com que ela exploda! E isso não quer dizer que a arma é chata no início do jogo, pois a Glaive pode ser arremessada não somente para partir inimigos ao meio, como também para coletar itens ou para conduzir fogo, eletricidade e afins para ativar locais de força.

É isso que você leu! Ao jogar a Glaive numa fonte elétrica, como uma lâmpada acesa, por exemplo, a Glaive fica com eletricidade e pode ser utilizada para dar choques ou para os puzzles que necessitem de eletricidade. A arma pode até mesmo ser utilizada para descer paredes muito altas, elemento esse que demonstra o quão interativa essa arma pode ser. Tais elementos combinam bem com o visual (técnico) do game, que por sinal é muito bom! É inevitável comparar esse game ao game Gears of War (Xbox360), graças a diversos fatores como a visão da câmera (em terceira pessoa), o visual dark, o estilo de regeneração de life com o tempo e ao estilo da jogabilidade, utilizando-se de combate com coberturas. Tais impressões não são tão imponentes com o aspecto gráfico do jogo, que é um tanto cinza e que conta com rostos não tão expressivos. Os inimigos são criaturas que podem ser vistas em qualquer obra de ficção científica que acabam tirando um possível elemento surpresa do jogo, pois não há novidades tão empolgantes assim.




A ação do jogo é interessante. Além da Glaive, você pode utilizar armas de fogo, como pistolas e metralhadoras, que podem ser adquiridas de inimigos derrotados ou com grana (anh?)! Isso mesmo, você vai adquirindo uma moeda do jogo, e no mercado negro é possível adquirir qualquer tipo de arma. Além disso, os chefões do jogo fazem um bom papel, mesmo com o fato de não existir nenhuma barra de life que indique se ele está para morrer. Não que isso seja um bom aspecto, mas também não é um ruim, pois não há pontos fracos neles e uma vez que o jogo também não tem nenhum tipo de dificuldade muito absurda, as batalhas contra esses chefões acabam tornando-se uma experiência amigável e interessante, com uma boa dose de ação e tensão que se misturam bem (já que você pode derrotar ou ser derrotado a qualquer momento), mas nada muito difícil.







Porém nem tudo em Dark Sector pode ser resolvido com a Glaive. A música e efeitos visuais são razoáveis e o enredo acaba se revelando tão razoável quando a trilha sonora. Assim também é o multiplayer do jogo, que pode até estar disponível via on-line ou via rede local, mas em apenas DOIS modos! Um é o “Epidemic”, onde duas equipes disputam uma batalha simples, onde cada equipe conta com uma pessoa com os poderes de Hayden e os demais como soldados normais e o objetivo é matar o Hayden da equipe adversária. Quem fizer mais pontos em cada equipe, será o Hayden na próxima rodada. O outro modo é o “Infection”, basicamente o VIP de qualquer outro game shooter, onde uma pessoa será Hayden e os demais serão simples soldados, e quem mata Hayden se transforma nele, onde todos estarão contra Hayden para se transformar nele para acumular mais pontos. Você até pode se divertir nesses modos, que podem ser variados entre cinco mapas, mas na grande maioria das vezes como Hayden, pois os soldados são bem limitados e facilmente derrotados.

Com isso, podemos considerar Dark Sector um game razoável, com bons elementos de um lado e certas falhas, como estágios por hora repetitivos e razoável duração (aproximadamente 10 horas). Entretanto a boa jogabilidade, boa IA inimiga e demais elementos citados podem acabar conquistando você. Assim, é jogar e tirar suas próprias conclusões (percebeu quantas vezes a palavra “razoável”? Ainda duvida que esse seja um game... Razoável?)

Plataforma: Playstation 3
Data de lançamento: 25/03/2008
Distribuído por: D3 Publisher
Desenvolvido por: Digital Extremes
Gênero: Tiro
ESRB Rating (censura): Mature (acima dos 17 anos)
Nota: 7,4/10,0

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