terça-feira, 21 de outubro de 2008

Need for Speed:Pro Street Review


A velocidade sai das ruas para os circuitos!
Need for Speed é, com toda certeza, uma das franquias de corrida mais famosa de todos os tempos. Apesar de ter passado um bom tempo apagada no passado, essa franquia cresceu bastante, apostando certo com seu primeiro game da série Underground, aproveitando-se da nova mania de Tunning que tinha acabado de surgir dentre os fãs do automobilismo.

Do lançamento de Need for Speed Underground para cá, a série foi sofrendo algumas modificações e recebendo alguns upgrades, mas sempre com o mesmo estilo open-world, com corridas em diversas partes das cidades dos seus jogos, dando ao jogador uma liberdade, elogiada por uns e questionada por outros. Daí, Pro Street volta para os velhos tempos de Need for Speed, voltando aos circuitos, mas sem sair da moda, já que nos grandes centros, a onda agora é alugar circuitos para fazer suas corridas. Com essa medida, os fãs da velocidade e do tunning têm evitado problemas com as autoridades, já que em diversos lugares fora adotado a permissão de corridas em autódromos, assim diminuindo bastante os problemas que existiam com as corridas ilegais nas cidades. Agora, será que essa mudança também agradará nos games, que estavam se acostumando ao estilo open-world?

Need for Speed: ProStreet faz uma série de coisas de forma correta, trazendo boas novidades para seus fãs e novatos na série. Inicialmente, o jogo acabou com aquelas péssimas linha de histórias secundárias, as perseguições da polícia, que francamente, eram insuportáveis! Além disso, os gráficos estão bem legais (na versão para PS3, infelizmente o mesmo não pode ser dito da versão de PS2, sendo bem inferior), há uma série de novos veículos e um bom elemento on-line.






A Electronic Arts realmente caprichou na versão para PS3, que antes só eram versões mais bonitinhas das demais que saiam para PS2 (como o que aconteceu com Carbon). Agora, os carros forma completamente remodelados, onde você conseguirá perceber as diferenças de peso entre eles, além de realmente poder controlá-los como suas contrapartes na vida real, fazendo com que você possa sentir o que é dirigir um carrão! Porém, uma vez que as coisas estão um pouco mais realistas, você terá que ser ainda mais corajoso e cuidadoso, caso contrário torça para que hajam apenas retas, pois senão você perderá o controle do veículo e ele irá parar bem longe.

Porém muitos se perguntam se o jogo não levou à sério demais essa nova engine. O jogo está realmente mais realista e interessante, porém a realidade da engine pode se tornar enfadonha às vezes. Você terá que sempre ficar ligado na pista, no carro e nos movimentos que você e os demais carros realizam, já que o menor deslize, o menor toque poderá fazer com que seja perdido o controle do veículo, o que para muitos tira o elemento arcade da série. Dependendo de quantas vezes você irá ver seu carro fora da pista, o jogo pode acabar se tornando chato.




Menos mal que a I.A. compensa, já que essa é autêntica e realmente funciona. Tenha certeza de uma coisa: Seus adversários não irão te dar moleza! Claro que eles não são super carros, nem muito menos super pilotos! Serão sim agressivos, mas atendendo às limitações de seus carros, o que deixa a brincadeira bem interessante. Além disso, eles conseguem fazer um ótimo trabalho quando o assunto é desviar dos seus vacilos. Afinal, eles também irão querer vencer a corrida! Tudo isso fica ainda mais interessante se combinarmos as coisas ao sistema de dano do jogo. Não somente visualmente mais na prática o sistema de dano do jogo realmente funciona. Você tanto poderá ver os arranhões e amassados nos locais em que você bater, como também irá sentir no controle os efeitos dos seus deslizes, já que o carro puxará para um lado caso você o empene e muita fumaça poderá sair de seu motor caso seu erro seja daqueles gigantes!

Os visuais incríveis não param por aí! A apresentação do jogo também é bem produzida, mostrando diversos detalhes em seus cenários e pistas. É uma pena que a taxa de framerate às vezes não se mantém constante, o que pode ser meio chato às vezes. Além disso, os cenários infelizmente não variam tanto assim, dando uma impressão que a grande maioria das provas acontece sempre no mesmo eixo de localidades. Menos mal que a quantidade de modos de jogo é bem variada. Vários são os modos de jogo como straight-up circuit, drag races (bem desafiadoras por sinal), drifting events, wheelie competitions e muito mais, sendo que tudo isso, também está disponível on-line!

Agora, cabe a você decidir se está pronto para essa nova experiência. Realmente, para alguns a liberdade das ruas poderá fazer falta, mas só o fato de finalmente estarmos livres daquelas histórias (me desculpem os produtores) horríveis, já ajuda! Agora, é pegar no volante e se tornar o novo rei das estradas!


Plataforma: Playstation 3
Também disponível para: PS2 e PSP
Data de Lançamento: 14/11/2007
Distribuída por: Electronic Arts
Desenvolvida por: Black Box
Gênero: Corrida
ESRB Rating (censura): Livre
Nota: 7.5 / 10.0

Nenhum comentário: